Porsche 718 elétrico vira problema e pode ter lançamento cancelado
A Porsche já admitiu publicamente que sua aposta em carros elétricos foi um erro, confirmando que terá um substituto para o antigo Macan a combustão e que o novo 718, programado para ser apenas elétrico, também terá versões a gasolina. Porém, neste último caso, a reprogramação de rota pode ser ainda mais drástica: o cupê elétrico pode nem ser lançado.
Confirmado em 2022, o inédito 718 elétrico tem se tornado um problema para a marca, com repetidos atrasos e crescentes custos de desenvolvimento. Além disso, a Porsche tem sentido na pele que seus modelos elétricos não fizeram o sucesso esperado, com quedas acentuadas nas vendas que têm a obrigado a cortar custos. Na China, por exemplo, as vendas caíram 26% em 2025.
Porsche 718 BoxsterDivulgação/Porsche
Por isso, segundo o site Carscoops, o cancelamento total do projeto poderá ser a primeira grande “canetada” do novo CEO da Porsche, Michael Leiters, que assumiu o cargo em 1º de janeiro de 2026. Em resposta à publicação, a marca disse que “não comentaria a especulação”.
Assine as newsletters QUATRO RODAS e fique bem informado sobre o universo automotivo com o que você mais gosta e precisa saber.
Inscreva-se aqui
para receber a nossa newsletter
Aceito receber ofertas produtos e serviços do Grupo Abril.
Cadastro efetuado com sucesso!
Você receberá nossa newsletter todas as quintas-feiras pela manhã.
Continua após a publicidade
Outra publicação, desta vez da Bloomberg, aponta que a marca trocará o modelo elétrico por um híbrido plug-in, seguindo os passos de outros supercarros, como na Mercedes-Benz. Isso faria com que o 718 entrasse na era da eletrificação, mas com uma proposta mais adequada ao segmento e sem abandonar a gasolina. Sua atual geração teve a produção encerrada em setembro de 2025.
Porsche 718 GT4 RSDivulgação/Porsche
Por outro lado, o desenvolvimento de um modelo híbrido plug-in a esta altura causaria mais um atraso para o lançamento da nova geração do esportivo, e exigiria alterações de arquitetura e altos investimentos financeiros – em um momento nada favorável.
Seja qual for a solução encontrada para as variantes elétricas, é certo que o novo 718, programado para aparecer ainda em 2026, terá versões a combustão. Inicialmente, em um primeiro recuo, a Porsche havia confirmado a motorização a gasolina para versões mais esportivas, como GT4 e as GT4 e Spyder RS. Depois, disse que outras versões inferiores também poderiam recebê-la.
Publicidade
Leia a materia completa na fonte original:
Ver no Quatro Rodas