Capacete folheado a ouro em homenagem a Ayrton Senna vira item de coleção
Como eternizar um ídolo? Na maioria dos casos, seus próprios feitos falam por si mesmos e gravam seu nome na história. Mas para nós, que idolatramos um objeto, por mais simples que seja, sempre ajuda a lembrar e a manter a memória viva.
O item que apresentaremos foge um pouco da simplicidade, é verdade. Mas o que seria mais simbólico para representar a grandeza de um ídolo mundial do que ter sua imagem esculpida em ouro?
Todas as réplicas foram vendidas em menos de 15 diasFernando Pires/Quatro Rodas
Isso não é exagero para a sócia-diretora da Sid Special Paint, Stella Mosca: “O capacete é o rosto do piloto”. Essa definição, ela credita a seu falecido avô, o artista Sid Mosca, fundador da empresa, amigo pessoal de Senna e responsável pela famosa pintura de seu capacete. Tão icônica, que hoje se tornou item de colecionador.
Para ressaltar ainda mais a grandeza de Senna, Stella e seu pai, Alan Mosca, criaram uma nova réplica da peça. Mas, desta vez, o tradicional amarelo foi substituído pelo dourado. Feito em tamanho real, o capacete é folheado a ouro de 22 quilates.
Continua após a publicidade
Miniaturas em número de 161 trazem informações sobre o GP referente ao número de série do capaceteFernando Pires/Quatro Rodas
Como conta Stella, as peças até poderiam ter um aspecto mais liso, como os capacetes reais, mas o visual rústico evidencia ainda mais que o material usado é ouro de verdade. Por si só, uma réplica do capacete do Senna folheada a ouro, de forma artesanal, feita pelos criadores do design original, já seria bem cara. Mas o culto também se alimenta de exclusividade: apenas 41 unidades foram feitas. Todas numeradas, representando cada uma das vitórias do piloto na Fórmula 1.
Assine as newsletters QUATRO RODAS e fique bem informado sobre o universo automotivo com o que você mais gosta e precisa saber.
Inscreva-se aqui
para receber a nossa newsletter
Aceito receber ofertas produtos e serviços do Grupo Abril.
Cadastro efetuado com sucesso!
Você receberá nossa newsletter todas as quintas-feiras pela manhã.
Continua após a publicidade
A essa altura você já deve estar curioso para saber o preço desse capacete. Mas, antes de revelar, é necessário avisar que todas as unidades já foram vendidas e esgotaram em menos de 15 dias. Cada uma pelo preço de R$ 34.000. O item gerou tanta comoção que, antes mesmo do seu lançamento, a primeira unidade já estava negociada. Stella ofereceu o capacete de número 1 a um cliente fiel e colecionador assíduo de Senna, que comprou sem mesmo ter visto a peça antes.
Devido ao sucesso da peça em tamanho real, eles decidiram lançar miniaturas, com tiragem bem maior. São 161 unidades produzidas, número que representa o total de corridas de Senna na Fórmula 1. Um detalhe interessante é que, além do número de série no verso do minicapacete, há também informações relativas aos GPs correspondentes ao casco, como o nome do GP, o ano e o carro.
O estúdio também vende réplicas pintadas em amarelo como os capacetes originaisFernando Pires/Quatro Rodas
Continua após a publicidade
A miniatura, em escala 1/2 (metade do tamanho real) também é um pouco mais em conta, custando R$ 14.890. Porém, os dois itens podem se tornar ainda mais caros daqui um tempo. É algo comum para os colecionadores, em especial para as peças numeradas.
O cliente que levou a peça de número um, certamente, conseguirá vendê-la por um preço maior no futuro, assim como aqueles que comprarem números referentes a vitórias importantes da carreira de Senna, como as conquistadas no Brasil, em Mônaco ou que selaram um dos três campeonatos.
Publicidade
Leia a materia completa na fonte original:
Ver no Quatro Rodas