IPVA 2026 em SP fica 2,51% mais caro; veja como consultar o imposto do seu carro
A Sefaz-SP (Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo) liberou nesta segunda-feira, 15, a consulta dos valores venais dos veículos para o pagamento do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) 2026.
Os proprietários já podem checar o valor do imposto do seu veículo por meio do Sivei (Sistema de Veículos), uma página no site da Sefaz-SP. Para isso, basta informar a placa. Em breve, o IPVA 2026 será liberado para o pagamento na rede bancária.
IPVA 2,51% mais caro
Comparado com 2024, em média, o imposto ficou 2,51% mais caro, já que os veículos apresentaram uma valorização média na mesma proporção.
• Relacionadas
NotíciasExame toxicológico passa a ser obrigatório para todas as categorias de CNH5 dez 2025 - 13h12
NotíciasMotorista que não cometer infração terá CNH renovada automaticamente; entenda10 dez 2025 - 09h12
NotíciasCNH do Brasil: o que mudou no novo aplicativo da carteira de habilitação10 dez 2025 - 10h12
O levantamento da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) é referente a 13.571 modelos e versões de veículos de todas as marcas. A pesquisa tem como base os preços de venda praticados no varejo em setembro/outubro de 2025.
Trânsito na cidade de São PauloFernando Frazão/Agência Brasil
As alíquotas do IPVA SP para veículos particulares seguem as mesmas: 4% para carros de passeio; 2% para motocicletas e similares, caminhonetes cabine simples, micro-ônibus, ônibus e maquinário pesado; além de 1,5% para caminhões e 1% para modelos de locadoras.
Para o ano que vem, continua a isenção de IPVA de veículos movidos a hidrogênio e híbridos com motor elétrico e a combustão flex movido a etanol, com valor de até R$ 250 mil. Também terão o benefício os ônibus ou caminhões movidos exclusivamente a hidrogênio ou gás natural – inclusive biometano.
Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:
A novidade para 2026 será a isenção do IPVA para todas as motocicletas, ciclomotores e motonetas de até 150 cilindradas de propriedade de pessoas físicas em situação regular de registro e licenciamento. A proposta do Governo de SP foi enviada para votação da Assembleia Legislativa em regime de urgência.
Movimento de ônibus, carros e motos no trânsito da rua Augusta, em Bela VistaRovena Rosa/Agência Brasil
Carros isentos de IPVA em São Paulo:
A frota total de veículos no estado de São Paulo é de aproximadamente 30,1 milhões de veículos. Do total, 19,2 milhões estão sujeitos ao pagamento do imposto, enquanto 9,9 milhões estão isentos por terem mais de 20 anos de fabricação.
Assine as newsletters QUATRO RODAS e fique bem informado sobre o universo automotivo com o que você mais gosta e precisa saber.
Inscreva-se aqui
para receber a nossa newsletter
Aceito receber ofertas produtos e serviços do Grupo Abril.
Cadastro efetuado com sucesso!
Você receberá nossa newsletter todas as quintas-feiras pela manhã.
Continua após a publicidade
Cerca de 1 milhão são considerados isentos, imunes ou dispensados do pagamento. A lista inclui veículos de taxistas, pessoas com deficiência, igrejas, entidades sem fins lucrativos, modelos oficiais e ônibus/micro-ônibus urbanos.
Formas de pagamento
Os proprietários poderão pagar o IPVA 2026 à vista, com desconto, ou a prazo. Confira abaixo os modelos para automóveis, caminhonetes, ônibus, micro-ônibus e motos:
À vista:
• Cota única antecipada em janeiro com desconto de 3%;
• Cota única em fevereiro, sem desconto.
• Em até 5 vezes, de janeiro a maio.
O pagamento do IPVA 2026 pode ser realizado pela internet, nos terminais de autoatendimento ou outros canais oferecidos pela instituição bancária, em casas lotéricas e com cartão de crédito nas empresas credenciadas à Sefaz-SP.
Continua após a publicidade
Na rede bancária credenciada, basta informar o número do Renavam (Registro Nacional de Veículo Automotor), em mais de 900 instituições financeiras.
No estado de São Paulo, o contribuinte também pode pagar via Pix por meio de um QR code, gerado exclusivamente no site da Sefaz-SP.
Atraso de pagamento
Quem deixar de pagar o imposto está sujeito a multa de 0,33% por dia de atraso e juros de mora com base na taxa Selic. Passados 60 dias, o percentual da multa é fixado em 20% do valor do imposto.
Ao permanecer a inadimplência do IPVA, o débito será inscrito na dívida ativa, além da inclusão do nome do proprietário no Cadin Estadual.
Vale ressaltar que a inadimplência também impede um novo licenciamento do veículo. Após a data limite fixada pelo Detran-SP para o licenciamento, o veículo poderá ser apreendido, com multa aplicada pela autoridade de trânsito e sete pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação).
Continua após a publicidade
Trânsito na cidade de São PauloRovena Rosa/Agência Brasil
Veja abaixo o calendário de vencimento do IPVA 2026 em São Paulo:
Automóveis, Camionetas, Caminhonetes, Ônibus, Micro-ônibus, Motos e similares
1ª parcela ou cota única com desconto
2ª parcela ou cota única sem desconto
3ª parcela
4ª parcela
5ª parcela
Caminhões e Caminhões-tratores
Cota única com desconto
1ª parcela
Cota única sem desconto
2ª parcela
3ª parcela
4ª parcela
5ª parcela
20/mar
22/abr
20/mai
20/jul
20/mar
20/jul
20/mar
20/mar
20/mar
20/mar
20/mar
20/mar
20/mar
20/set
Publicidade
Leia a materia completa na fonte original:
Ver no Quatro Rodas