Quatro Rodas

Fiat Fastback 2027 tem interior revelado e confirma visual de “Panda cupê”

Fiat Fastback 2027 tem interior revelado e confirma visual de “Panda cupê”

A Fiat vai começar a renovar a sua linha nacional a partir do ano que vem, com a chegada do Grande Panda, carro que vai inspirar o substituto do Argo. O próximo modelo já está em desenvolvimento e será a nova geração do Fastback, que desta vez será um carro global e foi antecipado pelo conceito Giga Panda. O SUV cupê apareceu novamente em testes na Europa e já começa a mostrar os seus detalhes.

• Relacionadas

SegredoFlagra: novo Fiat Fastback é visto pela primeira vez e chega em 202526 jul 2025 - 11h07

NotíciasFiat quer salvar operação na Europa com novo Fastback e Panda gigante25 Maio 2025 - 20h05

TestesDirigimos o Grande Panda, hatch com aura de Uno que renovará a Fiat no Brasil26 fev 2025 - 17h02

Diferente do Fastback atual (feito sobre a base MLA, do Pulse), a nova geração utilizará a plataforma Smart Car da Stellantis. Trata-se da mesma arquitetura de baixo custo e alta modularidade que equipa os Citroën C3, Aircross e Basalt, preparada para receber mecânica a combustão, híbrida e totalmente elétrica.

Carscoops/Reprodução

A grande novidade deste flagra é a cabine. Ao contrário do que se esperava — um clone do interior do Grande Panda ou dos primos da Citroën —, a Fiat desenhou um painel exclusivo para o cupê. O destaque vai para o console central com moldura oval em preto brilhante, criando um contraste visual interessante com o acabamento simulando couro no painel.

Compartilhe essa matéria via:

Continua após a publicidade

A instrumentação segue a tendência atual: um quadro de instrumentos digital compacto (provavelmente de 7 polegadas) ao lado de uma central multimídia flutuante maior, horizontal. A boa notícia para a ergonomia é a fileira de botões físicos no console, logo abaixo das saídas de ar, facilitando o acesso a comandos essenciais sem depender da tela.

O volante de dois raios remete ao estilo da Leapmotor, enquanto o seletor de marcha é o conhecido toggle switch (pequena alavanca) já usado em diversos modelos da Stellantis, liberando espaço no túnel central.

Continua após a publicidade

Por fora, o modelo mantém a identidade robusta e “pixelada” da nova família Fiat, mas com proporções anabolizadas. A dianteira exibe faróis de LED afilados (mais finos que os do Grande Panda) conectados por uma grade fechada com o logotipo retrô da marca.

A lateral revela para-lamas esculpidos que o distanciam visualmente do Citroën Basalt, seu “primo” de plataforma que também aposta na silhueta cupê. O teto tem caimento acentuado em direção à traseira, que termina em um spoiler do tipo ducktail (rabo de pato) integrado. As lanternas traseiras são finas e horizontais, mantendo a assinatura luminosa em pixels.

Sendo um projeto global, o novo Fastback terá um leque variado de motores. Na Europa, a aposta recai sobre o motor 1.2 PureTech híbrido leve e versões 100% elétricas.

Continua após a publicidade

Futuro Fiat Fastback é flagrado em testes na SuéciaKindelAuto/Reprodução

Para o Brasil, a lógica aponta para o motor 1.0 turbo flex (hoje com 130 cv e 20,4 kgfm), muito provavelmente atualizado com o sistema Bio-Hybrid de 12V da Stellantis para melhorar o consumo e reduzir emissões. A transmissão seguirá automática do tipo CVT.

Dinamicamente, o uso da plataforma Smart Car deve trazer um acerto de suspensão focado em robustez, similar ao visto nos recentes lançamentos da Citroën, mas com a calibração mais firme típica da Fiat.

Continua após a publicidade

Assine as newsletters QUATRO RODAS e fique bem informado sobre o universo automotivo com o que você mais gosta e precisa saber.

Inscreva-se aqui

para receber a nossa newsletter

Aceito receber ofertas produtos e serviços do Grupo Abril.

Cadastro efetuado com sucesso!

Você receberá nossa newsletter todas as quintas-feiras pela manhã.

A Fiat planeja a revelação oficial do modelo para o início de 2026. Ele chegará para atuar acima do Grande Panda. Enquanto por aqui ele deve manter o nome Fastback, na Europa especula-se que o carro irá reviver o batismo Multipla.

Seus principais rivais serão o Volkswagen Nivus (que deve ganhar uma nova geração em breve) e o próprio Citroën Basalt, criando uma disputa interna na Stellantis pelo consumidor de SUVs estilo cupê.

Publicidade

Leia a materia completa na fonte original:

Ver no Quatro Rodas

Compartilhar