Quatro Rodas

Smart #6 é o primeiro sedã da marca e tem porte de Mercedes Classe E

Smart #6 é o primeiro sedã da marca e tem porte de Mercedes Classe E

De tempos em tempos a Smart, conhecida por pequenos carros urbanos, quebra suas “regras”. Primeiro, foi com um modelo de quatro portas. Depois, com SUVs. Agora, mostra o primeiro sedã de sua história, o #6, que mais do que um três volumes passa longe de seguir a lógica de modelos compactos ao ter dimensões bem maiores do que possa parecer.

• Relacionadas

Carros elétricosSmart muda de ideia e voltará a ter carros com motores a combustão6 ago 2025 - 19h08

Carros elétricosSmart prepara retorno ao Brasil até 2026 com carros elétricos25 abr 2025 - 16h04

NotíciasComo é a plataforma Smart Car dos novos Fiat Argo, Pulse e Fastback28 jul 2024 - 07h07

No design, o Smart #6 segue a tendência atual de carros lançados na China, com superfícies limpas e elementos contínuos. A dianteira tem faróis afilados e conectados por uma barra de leds que percorre toda a largura do carro. O capô tem vincos discretos, e há uma pequena grade inferior pequena em preto. Nas poucas imagens reveladas, o modelo mostra o que parece ser um teto solar panorâmico fixo.

Smart/Divulgação

Na traseira, o #6 troca o desenho tradicional de sedã por um formato fastback, no qual a tampa do porta-malas integra o vidro traseiro. Essa escolha tende a melhorar o acesso ao porta-malas e ampliar o espaço útil, mas também faz parte de uma busca por aerodinâmica. Um aerofólio retrátil aparece integrado à tampa e, as lanternas, vão de um lado a outro.

Compartilhe essa matéria via:

Continua após a publicidade

O interior não foi revelado por ora, mas o layout do sedã #6 poderá seguir o do SUV #5 (veja abaixo), com quadro de instrumentos digital , head-up display e central multimídia, além de uma terceira e grande tela dedicada ao passageiro.

Smart/Divulgação

O tamanho do Smart #6 pode surpreender quem, pelas fotos, imaginar que se trata de um sedã compacto ou, no máximo, médio. Segundo informações publicadas pela imprensa chinesa, ele é comparável ao Mercedes-Benz Classe E atual. São 4,9 m de comprimento, 1,9 m de largura, 1,5 m de altura e entre-eixos de 2,9 m.

Continua após a publicidade

Assine as newsletters QUATRO RODAS e fique bem informado sobre o universo automotivo com o que você mais gosta e precisa saber.

Inscreva-se aqui

para receber a nossa newsletter

Aceito receber ofertas produtos e serviços do Grupo Abril.

Cadastro efetuado com sucesso!

Você receberá nossa newsletter todas as quintas-feiras pela manhã.

São medidas que deixam claro o reposicionamento da Smart e afastam o modelo da categoria de elétricos urbanos. Ele utilizará o mesmo conjunto híbrido plug-in encontrado no SUV #5 EHD. O motor a combustão é um 1.5 turbo com 161 cv, combinado a um motor elétrico dianteiro de 268 cv e 38,75 kgfm de torque. Ou seja, apesar do desenho e do porte, não espere que ele seja um concorrente direto do Xiaomi Su7.

Smart/Divulgação

A Smart ainda não confirmou a capacidade de bateria do sedã, mas tudo indica que repetirá as opções do SUV: 20 kWh e 41,46 kWh. No #5, isso significa autonomia elétrica entre 120 e 252 km, com alcance combinado que pode chegar a mais de 1.600 km. No #6, é provável que os números variem por conta da aerodinâmica diferente.

Publicidade

Leia a materia completa na fonte original:

Ver no Quatro Rodas

Compartilhar