Kia Sportage 2025 recebe nota máxima em teste de segurança do Latin NCAP
O Kia Sportage 2025 acaba de elevar o sarrafo de segurança entre os SUVs médios vendidos na região. Em nova bateria de testes divulgada pelo Latin NCAP, o modelo garantiu a nota máxima de cinco estrelas, impulsionado por uma performance impressionante nos sistemas de assistência à condução e integridade estrutural.
O resultado é válido para as unidades produzidas na Coreia do Sul e na Eslováquia, de onde provém o modelo importado para o Brasil. O SUV foi avaliado com seis airbags de série e controle de estabilidade (ESC), equipamentos padrão em todas as versões.
O Sportage 2025 registrou médias elevadas em todas as categorias:
Ocupante Adulto: 89,81%
Ocupante Infantil: 91,84%
Proteção a Pedestres e Usuários Vulneráveis: 70,93%
Assistência à Segurança: 98,22%
Continua após a publicidade
No quesito proteção para ocupantes adultos, o Sportage atingiu 89,81% da pontuação máxima (35,92 de 40 pontos). Durante o impacto frontal, a estrutura do habitáculo foi considerada estável, assim como a área dos pés, indicando que a cabine suportaria cargas maiores.
A proteção para a cabeça e pescoço do motorista e passageiro foi classificada como boa. No entanto, houve uma ressalva técnica: a proteção para os joelhos de ambos os ocupantes dianteiros foi considerada marginal. O Latin NCAP apontou risco de impacto contra estruturas perigosas por trás do painel.
Já nos testes de impacto lateral e lateral de poste, o SUV ofereceu boa proteção para cabeça, pélvis e abdômen. Apenas o tórax recebeu classificação marginal no teste de impacto contra o poste. A proteção contra o efeito chicote (whiplash) em colusões traseiras também foi avaliada como boa.
Continua após a publicidade
–Divulgação/Latin NCAP
O Sportage brilhou no transporte de crianças, alcançando 91,84% de aprovação. Nos testes dinâmicos (colisão), o modelo gabaritou com 24 pontos de 24 possíveis. As cadeirinhas foram instaladas com ancoragem ISOFIX voltadas para trás, garantindo proteção total e evitando a exposição da cabeça dos dummies (bonecos de teste) de 18 meses e 3 anos.
Para pedestres, o índice foi de 70,93%. O SUV cumpre a regulação UN127, oferecendo boa proteção para as pernas na região do para-choque. O ponto crítico, comum em veículos deste porte, foi a área dos pilares A (colunas do para-brisa), que apresentou proteção fraca ou pobre em caso de impacto da cabeça.
Continua após a publicidade
Assine as newsletters QUATRO RODAS e fique bem informado sobre o universo automotivo com o que você mais gosta e precisa saber.
Inscreva-se aqui
para receber a nossa newsletter
Aceito receber ofertas produtos e serviços do Grupo Abril.
Cadastro efetuado com sucesso!
Você receberá nossa newsletter todas as quintas-feiras pela manhã.
O grande diferencial do Sportage 2025 foi o pacote de tecnologias de segurança ativa (ADAS), que registrou 98,22% de aproveitamento. O modelo pontuou alto graças à disponibilidade e eficácia de sistemas como a Frenagem Autônoma de Emergência (AEB) para cidade e interurbano, que funcionou bem em velocidades de até 80 km/h nos testes.
Também somaram pontos o sistema de detecção de ponto cego, suporte de manutenção em faixa (LSS) e detecção de borda de estrada, todos cumprindo os requisitos técnicos e de disponibilidade exigidos pelo órgão. O controle de estabilidade (ESC) também se comportou bem no teste do alce, com velocidade máxima de entrada de 90 km/h no padrão ADAC.
Publicidade
Leia a materia completa na fonte original:
Ver no Quatro Rodas